quinta-feira, 24 de setembro de 2009

A ressaca de Machado


Nunca é demais expressar a admiração que nutro pela obra de Machado de Assis. Li vários de seus livros na adolescência, contudo, sancionados pela obrigação escolar, não encontrei maturidade devida para apreciá-los. É sempre um prazer indescritível pegar um de seus livros e, ao relê-lo, encontrar pérolas como a descrição dos olhos de Capitu por meio da metáfora da ressaca, em Dom Casmurro. São trechos imortais da literatura em Língua Portuguesa. Nunca ficarão gastos. Utilizei-o anteontem, em minha aula de Estilística do Português:

"Retórica dos namorados, dá-me uma comparação exata e poética para dizer o que foram aqueles olhos de Capitu. Não me acode imagem capaz de dizer, sem quebra da dignidade do estilo, o que eles foram e me fizeram. Olhos de ressaca? Vá, de ressaca. É o que me dá idéia daquela feição nova. Traziam não sei que fluido misterioso e enérgico, uma força que arrastava para dentro, como a vaga que se retira da praia, nos dias de ressaca. Para não ser arrastado, agarrei-me às outras partes vizinhas, às orelhas, aos braços, aos cabelos espalhados pelos ombros, mas tão depressa buscava as pupilas, a onda que saía delas vinha crescendo, cava e escura, ameaçando envolver-me, puxar-me e tragar-me".

3 comentários:

  1. Ricardo
    Estou rindo por que eu também fui "infiel" ao Machado em minha época. Não tem como não ser, inclusive no contexto que vivo o hoje, na consciência de educador e pesquisador das formas de construção de conhecimento - e da apropriação pelo leitor. Ficaremos repetindo autores "só por que são clássicos"? Este é mais um ponto que se faz entender o terror criado por qualquer teor imposto - esta mágica educativa que impõe, simplesmente, "palavras eruditas" (são elas mais sábias que a consciência de uma criança e o respeito ao grau de absorção dos conteúdos?) Querem criar gênios atráves da ignorância mais obscura? ôXE!

    ResponderExcluir
  2. Adorei o trecho q vc selecionou dessa maravilhosa obra de Machado. Vou já pegar um livro dele e relê-lo...bateu saudade!

    ResponderExcluir
  3. Dr. Ricardo, saudações! O bruxo do Cosme Velho só é mesmo plenamente degustável e inteligível à maioria de nós ao atingirmos os 40 anos de caminhada... Antes disso, fica difícil! Comprei toda a obra de Machado... Vou ler até os meus 150 anos, claro! www.templarium.blogspot.com

    ResponderExcluir