sábado, 7 de novembro de 2009

Darcy Ribeiro em pedaços


Darcy conhecia bem o Brasil: suas origens, seu povo e sua política. Embora seja mais conhecido como o autor de O povo brasileiro, obra-referência nos estudos de Antropologia e Sociologia, demonstrou em outros escritos que também conhecia bem a língua do Brasil. Selecionei dois trechos dessa escrita dorida, sofrida, sem sossego, como a alma brasileira que ele tanto amava e conhecia.



"Eu, pobre de mim, estive tão ocupado em planos e fazimentos, com a vida me jogando daqui pr'ali, desatento de mim mesmo, que até do amor vivi, senão absente, quase sempre meio ausente. E o tempo a me acabar, inclemente. Agora me espanto de ver aquele menino antigo, aquele rapaz tímido, aquele homem feito, posto na idade provecta, respeitável. Só agora, tão tardiamente, sinto a dor dos buracos em mim, em que vivi ausente, desamado, enquanto o tempo me comia os idos. Inapelavelmente"(Testemunho, 1990, p. 25).



Não tenho nada,

Absolutamente nada, a dizer.

Poesia de palavra,

Já não me fala.


Est'outra sim.

Essa aqui sim.

Muda crispada

Dentro de mim.

(Eros e tanatos, 1997, p.151)



2 comentários:

  1. Que tão belas palavras, não? Preciso conhecer as falas deste menino!

    Belo Post !

    Valeu, Ricardo!
    Abração fortão

    ResponderExcluir
  2. Doutor e mestre Ricardo! Os de Parque del Sol lhe saúdam! Darcy foi extra-ordinário (fora do comum).Do comum pouca gente se lembra... Particularmente, não concordava eu com todo o pensamento dele; mas jamais lhe neguei minha admiração!Perdeu o Brasil um brasileiro; viúvas ficaram algumas (muitas!?) mulheres... Abraços. www.templarium.blogspot.com

    ResponderExcluir