segunda-feira, 27 de julho de 2009

Sigismund Krzyzanowski: O marcador de páginas


Pouco se sabe sobre esse escritor russo (cujo nome polonês é impronunciável), descoberto depois da Perestroika, quando já era praticamente impossível saber mais detalhes sobre sua biografia. Fotografia, por exemplo, nenhuma. Seu único livro conhecido - O marcador de páginas - é composto de seis novelas escritas durante a década de 1920. São seis narrativas originais, calcadas num realismo fantástico construído de maneira fascinante, que bem poderiam ter saído das páginas de Jorge Luis Borges, se não fosse o detalhe de Krzyzanowski ter vivido na URSS durante os anos 20-40, época em que o sucesso de um escritor estava condicionado à valorização da grandeza do operário e do trabalho humano, como queria o comunismo russo.

Temos por conseguinte textos sui generis que, de certa maneira, dessacralizam o conto russo. Há, por exemplo, um sujeito que ganha um produto que, ao ser colocado nas paredes de seu diminuto quarto, faz este aumentar assustadoramente de tamanho; um cidadão que vai a um sarau e encontra lá a personagem de seu romance, cantando uma mulher; um homem que, ao aproximar-se para beijar sua amada, vê em sua pupila um homenzinho (sua cópia) , encorajando-o a entrar na pupila. Há também o camarada que vivia tentando conseguir morder o próprio cotovelo.

Enfim, um jorro de criatividade, com a "estética mestra" que somente aos russos parece ser concedida. Vale a citação abaixo, retirada de "dentro da pupila", uma das narrativas do livro:

"Nos seres humanos o amor é tímido e de olhos semicerrados: mergulha no crepúsculo, esgueira-se pelos cantos escuros, sussura, esconde-se atrás das cortinas e ... apaga a luz!".

3 comentários:

  1. Confesso que não consegui pronunciar o nome do autor, mas a citação de uma das narrativas é inesquecível. Hoje já não se fala mais de amor assim...será que ele ficou no passado, assim como os GRANDES ESCRITORES???ohhh meu Deus, onde estás que não respondes? rsrs

    ResponderExcluir
  2. Ah, adorei a referência à Exposição das rosas, que é uma obra maravilhosa, realmente!
    beijos, amigo
    Tércia

    ResponderExcluir
  3. Este livro é fantástico mesmo. O conto que dá nome ao livro é excelente, talvez o melhor de todos.

    ResponderExcluir